sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Triumph Speed Triple nacionalizada, R$ 42.900, fica melhor e mais radical



A Triumph Speed Triple é uma motocicleta de personalidade marcante. E não apenas pelo design característico com os dois faróis saltados, redondos no início e angulosos desde a reformulação de 2010. Nem somente pelo estilo streetfighter utilizado em série desde 1994, herdado dos modelos esportivos adaptados para a rua com guidões mais largos e sem carenagem.

Essa naked inglesa destaca-se também por ter sido a primeira moto da Triumph a contar com motor de três cilindros em linha, que acabou tornando-se a marca registrada da fabricante inglesa. A mecânica e o estilo, conjugados, tornam a pilotagem divertida e fazem da Speed Triple uma motocicleta que marca seus pilotos.

Agora feita na nova fábrica da Triumph em Manaus (AM) pelo sistema CKD (as peças chegam por importação e são montadas na linha de produção), a Speed Triple chega com fôlego para brigar pela preferência do motociclista que procura uma moto naked de 1.000 cc. O preço sugerido é de R$ 42.900, já incluso o frete e o sistema de freios ABS.

Com isso, a Speed Triple quer incomodar a Honda CB 1000R, terceira naked mais vendida do Brasil em 2012 (1.995 unidades), que custa R$ 43.490, sem frete, e também a Kawasaki Z1000 que, com freios ABS, tem preço sugerido de R$ 49.990.

LEVE E POTENTE
Como a moto já foi vendida por aqui anteriormente, em sua antiga versão, é importante ressaltar que as mudanças da Speed Triple 2013 vão além dos novos faróis. O motor tricilíndrico de 1050 cc recebeu ajustes na centralina (ECU) e ficou mais potente -- são 133 cavalos a 9.900 rpm --, além do torque máximo ter aumentado para 11,39 kgfm a 7.750 rpm.

Os engenheiros ingleses também aprimoraram a ciclística. Agora a tarefa de atacar as curvas com exatidão está ainda mais fácil. O quadro de alumínio é totalmente novo e com isso foi possível deslocar o motor mais à frente, deixando-a mais ágil e estável. A distribuição de peso mudou: 50,9% no eixo dianteiro, contra os 48,6% da versão anterior. A balança traseira monobraço mostra uma roda nova que, além de mais bela, contribuiu para baixar o peso do conjunto. Pronta para rodar, a moto pesa 214 kg, três quilos a menos que o modelo 2010.

Um dos poucos itens que recebia críticas antes era o sistema de freios. Além da resposta mais lenta e ineficiente, o sistema anti-bloqueio (ABS) não era oferecido nem como opcional. A nova versão integra o ABS no novo conjunto de freios: na dianteira, há dois enormes discos flutuantes de 320 mm e pinça radial da marca Brembo com quatro pistões. Já na traseira, o disco simples de 225 mm tem pinça Nissin com dois pistões.

FICHA TÉCNICA
+ Motor: Três cilindros em linha, 1050 cm³, 12 válvulas, DOHC, refrigeração líquida.
+ Potência máxima: 133 cv a 9.400 rpm.
+ Torque máximo: 11,3 kgfm a 7.750 rpm.
+ Câmbio: Seis marchas com transmissão final por corrente.
+ Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial.
+ Dimensões: 2.100 mm x 795 mm x 1.110 mm (C x L X A); 1.435 mm de entre-eixos; 825 mm do assento ao solo.
+ Tanque: 17,5 litros.
+ Peso: 214 kg em ordem de marcha.

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